terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Biscoitos de Alfarroba e Avelã


Com este tempo ainda fresquinho, apetece-me mordiscar uns biscoitinhos. Encontrei estes no blog Cozinha Fresh, e aqui fica a sugestão.

Ingredientes:
200 gr de farinha para bolos
50 gr de farinha de alfarroba
1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (de chá) de flor de sal
150 gr de manteiga sem sal
150 gr de açúcar amarelo
1 colher (de chá) de essência de baunilha
1 ovo
3 colheres (de sopa) de leite
120 gr de avelãs torradas



Preparação:Torrar as avelãs no forno aquecido a 150 ºC, durante 4/5 minutos. Retirar, deixar arrefecer e picar grosseiramente. Reservar.
Bater a manteiga à temperatura ambiente até esta ficar bem cremosa. Juntar o açúcar e a essência de baunilha, batendo até formar uma mistura cremosa. Adicionar as farinhas, o sal e o bicarbonato de sódio. Bater até misturar bem, adicionar o ovo e o leite, continuando a bater até obter uma massa homogénea.
Adicionar as avelãs, envolver com uma colher de pau. Deitar a massa sobre película aderente, enrolar de forma a obter um cilindro com cerca de 5 cm de diâmetro. Levar ao frigorífico cerca de 1 hora.
Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Forrar dois tabuleiros com papel vegetal.
Retirar a massa do frigorífico e desenrolar a película. Cortar discos com cerca de 2 cm de espessura. Dispor os discos nos tabuleiros, deixando algum espaço entre eles, pois crescem um pouco durante a cozedura. Levar ao forno durante 10/15 minutos (o centro dos biscoitos deve ficar consistente). Retirar e arrefecer sobre uma grelha (quando saiem do forno apresentam-se moles, mas depois de arrefecer ficam mais consistentes).
Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário