quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Croissants de Alfarroba

Hoje, para aquecer o vosso dia, deixo-vos esta trabalhosa e deliciosa sugestão, partilhada pelo blog Sabores de Canela, com algumas adaptações à bimby. 


Ingredientes
420 g de farinha de trigo
80 g de farinha de alfarroba
400 g de manteiga
5 g de sal
25 cl de água gelada



Bimby:
Coloque as farinhas no copo e pulverize, 30seg.,vel.9. Depois coloque a manteiga fria em cubos e bata na vel.espiga .Quando os pedaços de manteiga ficarem pequenos, continuando a bater,  junte a agua aos poucos até formar uma bola. Retire, envolva em pelicula aderente e leve ao frigorifico por 30min.

Tradicional:
Coloque as farinhas e o sal na batedeira e misture, depois introduza a manteiga fria em cubos e bata em velocidade baixa. Quando os pedaços de manteiga se apresentarem pequenos junte a água aos poucos batendo sempre até formar uma bola. Leve ao frigorífico/ geladeira envolta em filme plástico e espere 20 minutos. Esta operação pode ser feita manualmente, trabalhando a massa com as pontas dos dedos.

__________________________________________""___________________________________
Inicie o processo de dobragem: estenda a massa numa superfície ampla e enfarinhada, até obter um rectângulo de 20 cm, por 90 cm de comprimento. Pegue em cado lado menor e dobre-o sobre o meio. De seguida coloque uma metade sobre a outra.
Leve ao frio novamente por 30 minutos. Retire e vire a massa 90º [ em relação à última posição na bancada, antes de guardar no frigorífico] e repita a operação. Depois da quarta dobragem coloque a massa no frigorífico espere 30 minutos e pode começar a usá-la. Dobrar pelo menos 5 vezes

Estenda a massa num rectângulo com 25 cm de largura e com uma faca vá cortando a massa em triângulosComece a enrolar os croissants pela base em direcção à ponta e coloque-os em tabuleiros de forno forrados com papel vegetal e distanciados 10 cm.
Entretanto ligue o forno e seleccione a temperatura 190ª C. 
Bata um ovo com leite e pincele os croissants.
Coloque os tabuleiros no forno.Coza por 15 minutos ou até ficarem bem dourados.
Espalhe numa rede metálica para que arrefeçam e estão prontos a servir.

Recheie com mel de Alfarroba...uma delicia!



Sem comentários:

Enviar um comentário